Um ensaio sobre autoestima

By Unknown - 15:25


Não é de hoje que meus pensamentos versam sobre autoestima mas confesso que depois que completei os quarenta anos esse foi um dos termos que mais povoou minha mente. Quem nos acompanha lá no canal, sabe que desde o final do ano passado tenho aparecido bem pouco nos vídeos, cheguei até em falar com minha irmã em deixa-la sozinha no canal (só ela sabia disso até agora e não me autorizou, kkkkk). Estava desanimada com muitas coisas e como não fiquei vigilante fui ao fundo do poço num piscar de olhos (sabe pessoa depressiva? Sou eu!). Quis largar tudo, achei que não era capaz de lidar com as situações que a vida estava me apresentando, me dei conta que minha situação atual foi reflexo das minhas escolhas passadas e fiz uma avaliação muito ruim sobre minhas escolhas. Avaliação ruim foi o grande erro!!! A vida oferece muitas possibilidades e não devemos ser cruéis conosco pensando que se optássemos por tal coisa e não pelo que optamos seria melhor. Como saber se não passamos pela tal coisa??

Sempre detestei rótulos, rotinas e mesmices e optei por um estilo de vida by Clarice Lispector (mesmo que sem saber talvez) e vivia mudando e mudando, em tudo: emprego, namorado, carreira e na minha retrospectiva cruel aos quarenta anos influenciada pelo problema de saúde do filho, achei que fiz tudo errado e me deprimi. Não estava nada errado a não ser minha perspectiva! Para o passado precisamos de aceitação e aprendizado com o que não deu certo e aí, mudança!!! É isso! Mudança porque ainda não morri. Posso continuar mudando, porque parei?! Ai está o erro, estagnar!
A nossa autoestima se constrói desde cedo através da nossa interação social e se em algum ponto avaliarmos que tem algo errado, é só mudar!!!
Vocês devem estar se perguntando o que autoestima tem a ver com Decorando e Reciclando, né? Eu respondo: tudo!!!
A nossa autoestima está intrinsecamente ligada à nossa autoconfiança (precisamos saber do que somos capazes), à nossa auto aceitação (precisamos saber em que erramos e corrigir o curso) e a nossa auto imagem (física e mentalmente, a tal beleza exterior e interior).
É claro que adotar bons hábitos como alimentação saudável, exercícios físicos vão te ajudar na manutenção da sua autoestima porque trarão um enorme bem estar e qualidade de vida. 
Mas mimos para nós e para a nossa casa também trabalharão para a manutenção desse bem estar. Arrume sua casa, transforme os móveis que já possui (crie energia boa), recicle (quer maior mudança do transformar um objeto).

Mimos para casa!

Transforme seus ambientes

Arrume-se. Encontre seu estilo

Enfeite-se mesmo com pouca grana (BIJU)

Então, aventure-se! Mexa-se, ponha-se em movimento. Comece com pequenas mudanças, vá devagar, isso não importa, só faça no seu tempo. Não se compare à ninguém, lembre-se: cada ser é um, em desejos e capacidades (aqui digamos que seja a velocidade pois todos somos capazes!).
Não deixe ninguém dizer a você o que é ou não capaz de fazer! Reconheça-se! Ame-se! E seja flexível sempre para se adaptar às situações sem sair machucada. Certa vez ouvi de uma criança de 8 anos, que o ser humano é o animal com maior capacidade de se adaptar às condições, isso foi sábio, mas lembre-se sempre de se perguntar se estas são boas condições para você e se não for, mude...mude para aquilo que fizer mais bem à sua autoestima. Não se acomode na tal zona de conforto que talvez não esteja tão confortável porque te baixe a autoestima e te faça infeliz.
Felicidade é o que mesmo heim? Bom, aí já é papo para um próximo artigo, não é mesmo?!

  • Share:

You Might Also Like

3 comentários

  1. É isso mesmo! Temos que nos amar , adorei o artigo 😘

    ResponderExcluir
  2. Lindo artigo! Vc descreveu muito bem o que algumas pessoas sentem. Mas sempre vc foi como uma fênix. Parabéns pelo lindo artigo, sempre foi muito boa para traduzir seus sentimentos e de outros com suas belas palavras.

    ResponderExcluir